NEST Educação Cristã

  • Administrador

Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda, ensina ao justo, e ele crescerá em prudência. Provérbios Cap. 9 Ver. 9.

Pois tudo quanto outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Romanos Cap. 15 Ver. 4.

Educação Cristã consiste em construir o conhecimento, levando os aprendizes a serem ativos participantes no processo educacional.

Educar é dar (a alguém) todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade. Educar é também transmitir, o saber: dar ensino a, instruir. Educação é a aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano.

Educação é um processo contínuo, que se desenvolve a vida inteira, independentemente do ambiente de aprendizado.

A educação cristã tem como objetivos proporcionar o desenvolvimento do indivíduo como um todo e lhe oferecer condições de crescer em sua vida espiritual, no conhecimento do Eterno Deus e das Escrituras. Esse crescimento leva em conta o ser humano em seus aspectos físicos, emocionais, espirituais e sociais. Nosso exemplo maior de desenvolvimento integral é o próprio Yeshua Jesus, pois a Bíblia Sagrada nos relata que Ele "[ ... ] crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante do Eterno Deus e dos homens" (Lucas Cap. 2 Ver. 52).

O educador cristão vai ensinar muito com sua vida, desde que ela esteja em harmonia com as Escrituras Sagradas.

O Apóstolo Paulo, em duas passagens em sua carta aos Filipenses, nos convida a olhar para a sua vida e imitar o seu comportamento: “Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós”. Filipenses Cap. 3 Ver. 17, e “O que também aprendestes, e recebestes e vistes em mim, isso praticai”. Filipenses Cap. 4 Ver. 9. 

Sendo assim um “aprendizado por observação” ele afirma que a “imitação dos modelos é um conceito Bíblico para conduzir o povo à maturidade”.

NEST

Núcleo El Shammah de Treinamento.

O NEST É UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO MINISTERIAL PARA O DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DOS FUTUROS LIDERES DA IBESC. PESSOAS QUE QUEREM ESTUDAR AMPLAMENTE E TEM POR OBJETIVO E FINALIDADE PREPARAR OS VOCACIONADOS NO CAMPO MINISTERIAL.    AMPLIANDO SEU CONHECIMENTO,EDUCANDO E FORMANDO BIBLICAMENTE CADA VOCACIONADO E PROMOVENDO O ENSINO E A CONSCIÊNCIA ÉTICA MORAL. NÓS DA IBESC E DO NEST. ACREDITAMOS QUE ESTE APRENDIZADO E CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL PARA TODO AQUELE QUE TRABALHA OU DESEJA TRABALHAR NO CAMPO MISSIONÁRIO CONTRIBUINDO ASSIM COM O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO BRASIL E DO MUNDO.

O Apóstolo Paulo em Colossenses Cap. 1 Ver. 28 diz: “ o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo”.
O Apóstolo Paulo diz que ensinava com uma finalidade: “apresentar todo homem perfeito em Cristo”. Obviamente que perfeito aqui não significa ausência de pecados, mas Maturidade Espiritual. O que queremos dizer por Maturidade Cristã é o processo de santificação, o caminho progressivo para a conformidade à imagem de Cristo em cada Cristao. A imagem original, desfigurada com a Queda (Genesis Cap. 1 Ver. 26 e 27), porém agora é renovada em Cristo quando da conversão (Colossenses Cap 1 Ver. 15; Romanos Cap. 8 Ver. 29; I Joao Cap. 3 Ver. 2, II Corintioa  Cap. 9 Ver.18). Sabemos que a conversão apenas dá início a uma nova vida, mas, ao nascer o novo Cristao inicia uma longa caminhada na Espiritualidade, a qual necessitará de uma Educação e que seja Cristã, a fim de proporcionar-lhe crescimento na fé, e assim, torná-lo “perfeito” em Cristo, ou seja, um Cristao maduro. Esta maturidade Cristã (santificação progressiva) pode ser vista em passagens como Colossenses Cap. 3 Ver. 9 e 10, onde o Apóstolo Paulo lembra a seus ouvintes de que eles se despiram do velho homem e se revestiram do novo. Este novo homem é descrito como aquele “que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (v.10).
A palavra grega avnakainou, menon (anakainoumenon) traduzida por “que se refaz” ou que “está sendo refeito”, é um particípio e encontra-se no tempo presente. Com isto o significado pretendido pelo autor é uma renovação que perdura por toda a vida do Verdadeiro Cristao.
Um Cristao maduro é aquele que está crescendo progressivamente e continuamente sendo transformado á imagem de Cristo o Messias, e sob a obra graciosa do Espírito Santo (Ruash Hakodesh), Ele prossegue mortificando as práticas pecaminosas a que era inclinado. (cf. 2 Corintios Cap. 3 Ver. 18; Colossenses Cap. 3 Ver. 3; Romanos  Cap. 6 Ver. 6; Cap. 8 Ver. 13; Efésios  Cap. 4 Ver. 22 aos 24).

Nos entendemos que as Escrituras Sagradas constituem o alicerce que deve nortear todas as nossas atividades. A Bíblia é o manual, sem as Escrituras não haverá crescimento Espiritual. De acordo com o Apóstolo Paulo “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” II Timoteo  Cap. 3 Ver. 16. Façamos uma leitura da personalidade do Mestre dos mestres nosso Salvador Yeshua partir do conteúdo Bíblico como a Revelação. Sejamos seus imitadores. Busquemos n'Ele a nossa inspiração. Aprendamos com Ele como tratar as pessoas com profundo amor. Tenho aprendido que aqueles que não se assentam para aprender com o Mestre não podem ficar em pé ou sentados para ensinarem a outros. Fomos chamados para fazermos toda a diferença no ensino Cristão. Que o Eterno Deus nos livre da arrogância, da autossuficiência e da mediocridade. Sejamos mestres à semelhança do Mestre que deu a Sua vida pelos Seus alunos visando, acima de tudo, a Gloria do Eterno Pai.